Introdução.

Vamos, primeiramente, nos apresentar para então contarmos um pouco sobre o que passamos até a escolha do tema do nosso trabalho e deste blog.

Somos Ana Carolina e Caroline (mais conhecidas como Ana e Kah) estudantes do colégio Anglo Leonardo da Vinci, unidade de Osasco.

No começo deste ano (2008), nos foi apresentada a proposta de fazer um trabalho de iniciação científica na disciplina de Projetos. O tema poderia ser qualquer um de nosso agrado. Eu, Caroline, inicialmente pensei em fazer algo relacionado à ortopedia (já que meu interesse por esta área da medicina é grande), a Ana pensou em xadrez, pois segundo ela é um hobby antigo que valia a pena ser pesquisado mais profundamente.

Apesar de gostarmos de nossos temas, não estávamos muito satisfeitas com as escolhas, então decidimos conversar mais sobre isso e pensar na possibilidade de fazermos em dupla sobre algum assunto também relacionado à medicina. Em uma destas conversas surgiu a idéia de fazer sobre neurologia, mais especificamente sobre neurocirurgia, um assunto que temos curiosidade e interesse. Ainda nesta mesma conversa levantamos o tema da cardiologia e concordamos que as duas idéias eram ótimas, só faltava decidir entre elas.

Fizemos algumas pesquisas para ver se algum dos dois temas se sobressairia, mas não adiantou. Então resolvemos escolher utilizando um método antigo e muito eficaz: "cara ou coroa".

Combinamos que a cara seria neurocirurgia (por motivos óbvios) e a coroa seria cardiologia. A Ana jogou a moeda e eu olhei o resultado... Deu coroa e assim decidimos: o tema seria cardiologia.

Uma vez escolhido, conversamos com o professor Gil sobre algumas das nossas idéias. Ele nos disse que cardiologia era um tema muito amplo (realmente) e que seria melhor que a gente desse um foco, escolhesse um entre seus muitos ramos.

Pensamos, pensamos, pensamos e então decidimos que nada era mais fantástico do que tirar o coração de uma pessoa e implantá-lo em outra (meio radical, não?). Optamos então pelo transplante cardíaco. Fizemos pesquisas, ainda sem compromisso, e nos surpreendemos ao ver que este tema não poderia ser estudado apenas pela parte médica. Teria que envolver também a polêmica social causada por ele, a burocracia envolvida, a história dos transplantes, seu desenvolvimento e tantos outros fatores que, mesmo indiretamente, interferiam na cirurgia propriamente dita.

Era muito trabalho, muita pesquisa, muitas discussões e desafios. Mas concordamos que o esforço valeria a pena, afinal o tema não podia ser mais interessante e ao mesmo tempo complexo para nós, estudantes apenas do ensino médio.

Encaramos, pesquisamos muito, escrevemos, falamos, estudamos durante horas, superamos a maioria das dificuldades (principalmente a insuficiência cardíaca). Abrimos mão de tantas sextas feiras de "ócio", demos algumas (muitas) risadas uma da outra, assistimos vídeos de cirurgias desejando estar lá. Procuramos o melhor site, a melhor revista, o melhor livro, a melhor foto, a melhor palavra...

E agora está pronto! Nosso trabalho que realmente deu TRABALHO, mas que superou tudo e acabou ficando bom (na nossa modesta e "imparcial" opinião).

Esperamos que gostem de lê-lo assim como nós gostamos de tê-lo feito.


Boa leitura, Ana e Kah.

Nenhum comentário: